O 5G é uma das tecnologias mais esperadas dos últimos anos. Isso porque graças a ele muitos outros projetos ambiciosos que ainda não ganharam escala por limitações de conectividade e latência finalmente poderão se popularizar.

Quando o 4G chegou, a percepção dos usuários foi limitada apenas à velocidade de conexão, porém, com a nova implantação, a latência das requisições que trafegam na rede será mínima.

Isso abre inúmeras portas para que outras tecnologias possam ser utilizadas com segurança e eficiência em benefício da humanidade.

Neste post apresentamos a revolução do 5G e como será o seu impacto na TI. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Qual será o impacto do 5G?

Com o alcance que o 5G possui, levará conectividade às áreas mais remotas, sendo um grande motor de inclusão social e de acesso à informação.

Além disso, ele trará outros benefícios:

Crescimento da IoT e IA

Dispositivos de IoT eram uma grande preocupação, pois essa era uma tendência que congestionaria todo o tráfego com o uso de tecnologias como o 4G.

Esse problema não afetará as novas redes graças ao aproveitamento mais inteligente das torres de sinal, que suportarão mais clientes conectados.

Ainda no caso da chamada Internet of Things, pela baixa latência do 5G, suas requisições  serão atendidas quase que instantaneamente, liberando a conexão para o próximo cliente e mantendo a fluidez.

Além disso, a Inteligência Artificial poderá estar presente em todos os meios sociais, interagindo conosco e obtendo dados que possam servir para melhorar nossas vidas em um futuro próximo.

Nos casos dos carros autônomos, por exemplo, será possível obter muito mais segurança na sua utilização, que graças a uma conexão ultrarrápida poderá trabalhar com informações mais precisas e compartilhá-las com outros veículos, formando um grande sistema de troca de informações em tempo real que pode nos beneficiar de inúmeras formas.

Possibilidade do desenvolvimento de espaços inteligentes

Há tempos que sonhamos com cidades inteligentes.

O 5G parece ser a peça que faltava para que se possa aplicar inteligência e usufruir de benefícios em tempo real para toda sociedade.

Desde a busca por uma rota mais rápida até a utilização de dados do tráfego urbano para melhorias de infraestrutura e transporte público, são muitas as possibilidades existentes. Algumas casas já adotam algum tipo de inteligência, porém em breve isso será um padrão.

Imagine seu carro lembrar você de parar em um mercado que está a 50 metros da sua localização atual após sua geladeira detectar que seu filho acaba de comer a última maçã.

Agora, pense sobre algumas possibilidades relacionadas ao seu cotidiano. Em breve esse tipo de comodidade estará disponível por toques na tela do seu smartphone ou, talvez, por um comando de voz.

Maior velocidade de conexão

Estima-se que o 5G entregará de 20 a 100 vezes mais velocidade que o 4G atual, isso tudo com uma latência cinco vezes menor.

As coisas ficam muito mais interessantes, pois isso significa que de fato a distância entre as pessoas já não fará diferença alguma em suas interações.

Abre-se o leque de possibilidades para o uso de realidade aumentada e o consumo de mídias deste tipo via streaming. Essas possibilidades também refletirão diretamente em conceitos como cidades autônomas.

Mais estabilidade na conexão

Ao falar de 5G, falamos diretamente de mobilidade. A tecnologia promete manter a estabilidade de pessoas em movimento, tornando transparente a transição entre as torres de sinal.

Em tempos de pandemia, a adoção massiva do home office também demandou que conexões fossem mais estáveis de forma descentralizada.

Dependendo da sua localidade, a estabilidade de conexão pode não ser uma realidade, e o 5G vem para resolver isso também.

Agora que você sabe qual será o impacto da revolução do 5G na TI, que tal continuar conosco e ler nosso post sobre quais são as tendências de tecnologias de TI pós COVID-19?

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9