A utilização de uma rede de entrega de conteúdos, também chamada de CDN, é praticamente um item obrigatório para qualquer empresa que tenha atividade na internet ou use ela como recurso interno.

No entanto, é comum surgirem dúvidas sobre quais pontos devem ser levados em conta na hora da contratação de uma CDN.

Vamos ajudar! Nesse post vamos lembrar por quais motivos esse recurso é tão vital e quais são as características básicas que precisam ser verificadas em um provedor de CDN para que não haja erros na hora de contratar. Continue lendo e confira!

Qual a importância da CDN para meu site?

A princípio, a CDN serviria apenas conteúdo estático, mas é muito mais que isso.

Atualmente, esse recurso provê capacidades de otimizar conteúdos de streaming e também de aliviar a carga de servidor através da distribuição dos assuntos do site em servidores espalhados globalmente.

Sendo assim, se sua empresa atuar a nível global, a CDN será a responsável por entregar seus conteúdos online de forma ágil, levando esses dados para perto do cliente, independentemente de onde o servidor principal da aplicação estiver.

Como escolher a CDN ideal?

A escolha de qualquer serviço implica na forma com que o provedor atende suas características básicas, em seguida o custo-benefício versus a qualidade.

No caso de uma CDN, há ainda o fator de distribuição do seu conteúdo a nível global para que o cliente tenha um acesso mais rápido.

Aliado a isso, quesitos de segurança também devem ser levados em conta.

Vamos mostrar cada ponto detalhadamente:

Desempenho

Quando sua aplicação está em um servidor em São Paulo, por exemplo, um usuário de Manaus que acessar sua implantação vai enfrentar uma latência muito maior que um que estiver no Rio de Janeiro.

Ao utilizar uma CDN, você distribui seu conteúdo para datacenters em outras localidades mais próximas de onde o usuário se encontra.

Em nosso exemplo, uma CDN com ponto de acesso em Brasília passaria a responder para esses clientes regionais, aliviando a carga do servidor em São Paulo e reduzindo drasticamente a latência nos acessos.

O desempenho ganho com a utilização da CDN reduz a possibilidade de perder um cliente simplesmente porque seu site demora mais de 3 segundos para abrir.

Segurança

Um dos maiores benefícios deste recurso são os quesitos de segurança, principalmente em relação à disponibilidade.

Com o conteúdo sendo distribuído em múltiplos servidores espalhados globalmente, o uso da CDN possibilita que sua aplicação possa suportar cargas extremas de acesso sem afetar negativamente a experiência do usuário.

Suporte

Ainda que os serviços de CDN modernos sejam amplamente automatizados, auto gerenciáveis e extremamente bem documentados, é importante que haja um suporte de acordo com a criticidade do serviço.

Seja para aclarar dúvidas ou auxiliar os desenvolvedores da sua aplicação na utilização de recursos avançados, o suporte de qualidade é fundamental e deve ser levado em conta.

Atualização tecnológica

Tecnologia é algo que está em constante melhoria, por isso, é importante que o provedor de serviços CDN esteja acompanhando e, até mesmo, participando ativamente desse processo.

Isso é importante principalmente nos quesitos de segurança, afinal, a CDN não deixa de ser uma camada de proteção para sua aplicação.

Custo-benefício

Aqui entra a característica mais atrativa deste recurso.

O custo de uma CDN pode variar de acordo com os recursos que o provedor oferece, por isso, é importante analisar quais ferramentas da CDN que sua aplicação necessita.

Além do custo ser baixo, os mecanismos de CDN, por atuarem como aliviadores de carga de seu servidor de aplicação, tendem a reduzir o gasto de processamento e tráfego em seu servidor principal, ampliando ainda mais o seu custo benefício.

Se você está procurando a CDN ideal para sua empresa, conheça o serviço da CL9 Tecnologias e garanta uma experiência incrível para seus clientes enquanto acessam seu site ou aplicativos!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9