A era da informação traz consigo a constante vontade humana de se reinventar e encontrar formas mais eficientes de trabalho.

A indústria 4.0 é um forte exemplo que coloca em prática esse pensamento de utilizar o recurso humano de forma otimizada, trazendo mais qualidade de vida e tempo para o desenvolvimento de talentos pessoais.

Nesse sentido, dentro do mundo de TI, a cultura DevOps vem ganhando destaque. Continue lendo nosso post e saiba tudo sobre ela!

O que é o movimento da cultura DevOps?

Além das áreas gerenciais no mercado de TI, existem duas frentes de trabalho:

  • desenvolvimento,
  • operações.

Dentro da rotina dos times de TI, cada uma delas enfrenta seus próprios desafios e, com isso, acaba por surgir uma série de pseudo rivalidades entre essas duas funções.

Em uma visão resumida, a cultura DevOps chega para acabar com qualquer desavença e enfim unir as duas forças para que trabalhem em conjunto, contribuindo uma com a outra.

O objetivo é que os produtos e procedimentos sejam otimizados e agreguem valor aos clientes que os utilizam.

Isso acontece através da junção dos procedimentos e técnicas de desenvolvimento de software, encaixando-os no contexto de operações, automatizando tarefas e trazendo um novo conceito de profissionais de alto desempenho.

Quais são os principais benefícios?

Uma nova cultura de mercado, como o DevOps, traz consigo uma série de benefícios.

Isso porque, geralmente, ela estrutura um método de trabalho que visa o alto desempenho e isso significa produzir mais com um menor custo.

Entre os principais benefícios da cultura DevOps podemos citar:

Diminuição de custos

Ao promover o alto desempenho de um grupo de profissionais (como na cultura DevOps, onde os times de desenvolvimento e operações cooperam entre si), naturalmente, se obtém maior produtividade e melhoria contínua.

A cultura DevOps também trata da adoção de ferramentas que auxiliem esses profissionais em suas tarefas.

Vale lembrar que o mundo do software livre está intimamente ligado à cultura DevOps, por isso, grande parte das ferramentas utilizadas são open source.

Otimização dos processos

A medida que se automatiza tarefas, a tendência é que o tempo que se gasta em atividades rotineiras passe a ser utilizado para melhorar de forma contínua tais procedimentos ou o negócio como um todo.

Na cultura DevOps tudo, sempre que possível, deve ser automatizado.

Assim, se reduz a possibilidade de erros e otimiza os processos.

Agilidade na produção

Quando se tem uma automatização de processos e atividades, naturalmente, se atinge a agilidade nessas execuções.

Como bem sabemos, a máquina é o melhor recurso disponível para realização de atividades repetitivas, desde que os passos sejam programados adequadamente.

Colaboradores motivados

No momento que seus colaboradores passam a ter seu trabalho voltado à inteligência e automação de processos, é comum que a motivação transpareça.

Isso porque esse tipo de trabalho demanda a busca por desenvolvimento pessoal em vez de repetição de procedimentos.

Por isso, a cultura DevOps tem trazido mais qualidade de vida aos seus adeptos que agora encontram ambientes de trabalho muito mais dinâmicos, produtivos e propícios ao crescimento.

Como implementar a cultura DevOps?

Por ser uma cultura vinda de um manifesto muito aberto à interpretação, a implementação do “jeito DevOps” de se fazer as tarefas pode trazer muitas dúvidas.

O Google, por exemplo, desenvolveu seu próprio método para implementar DevOps, o SRE.

O que, de fato, importa é sempre buscar a automatização de tarefas repetitivas, o desenvolvimento pessoal e o uso de ferramentas que otimizem o tempo de trabalho de seus colaboradores, os tornando mais ágeis e eficientes.

Assim, considere o mundo DevOps como algo livre para experimentação, sempre buscando atender suas premissas básicas:

  • automação,
  • produtividade,
  • desenvolvimento pessoal.

No mais, após o primeiro passo você descobrirá e experimentará as ferramentas que lhe ajudarão a alcançar seus objetivos.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das melhores tendências dessa cultura e da área de TI!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9