A nuvem traz novas formas de se utilizar recursos tecnológicos com baixo custo e otimização em vários níveis.

Hoje vamos conhecer uma das melhores relações de custo-benefício que, inclusive, viabiliza o baixo custo de muitos serviços de streaming de áudio e vídeo que estão presentes na vida da maior parte dos usuários da internet: o storage de objetos.

Continue lendo e descubra mais sobre ele!

O que é storage de objetos?

Ao contrário do que estamos acostumados a ver em nossos computadores pessoais, nos quais o armazenamento é feito em blocos e com estruturas de diretórios, o armazenamento de objetos é totalmente voltado à escalabilidade, disponibilidade e eficiência máxima para leitura.

Isso significa que ao armazenar seus dados em um storage de objetos, como a MinIO, seus dados serão automaticamente distribuídos de forma segura por toda infraestrutura da cloud pública de forma a garantir sua disponibilidade e durabilidade.

MinIO é um storage de objetos, de alta performance e distribuído. A grande vantagem de usá-lo, reside em sua total compatibilidade com o Amazon S3.

A visualização dos dados se dá através de uma API de requisições HTTP, que é facilmente integrável com qualquer sistema que necessite de acesso.

Esse ecossistema também entrega atributos de segurança como versionamento, criptografia, permissionamento e credenciais seguras para se conectar.

O melhor de tudo é o custo, que além de ser sob demanda, é baixíssimo.

O que você pode fazer com a MinIO?

Em um armazenamento desse tipo, você será capaz de trabalhar com quantidades massivas de dados sem se preocupar com complexidades de segurança e disponibilidade que existem nos sistemas de armazenamento em blocos.

Através do web service, os desenvolvedores podem usar a MinIO como fontes de dados para seus apps.

O foco é que o seu dev possa se concentrar em inovação, em vez de perder horas buscando melhores formas de armazenar dados que serão acessados milhões de vezes ao redor do mundo.

Outra boa maneira de utilizar a MinIO é para backup de dados.

Além do baixo custo e o espaço ilimitado, esse storage de objetos possui classes de serviço especialmente pensadas para esses casos em que o acesso aos dados não é recorrente.

Caso não deseje se preocupar com classes de serviço, deixe que o Intelligent Tiering cuide disso pra você.

Por que fazer o storage de objetos na MinIO?

Claro que o mais atrativo deste serviço é seu custo, porém os benefícios são ainda mais interessantes.

Para gerenciar o armazenamento na MinIO, você pode utilizar recursos como tags e inventários de forma a classificar adequadamente a informação da sua empresa.

Isso se aplica se você armazena centenas ou bilhões de arquivos, já que este serviço atende em qualquer escala.

Alie isso às capacidades de versionamento de arquivos, que permite que você recupere dados que tenham sido alterados ou apagados indevidamente. A replicação também pode criar cópias de seus dados em múltiplas regiões.

Essa ferramenta de storage de objetos também permite que você tenha controle total sobre o que acontece com seus arquivos. Através de integrações nativas com ferramentas de monitoramento e tracing, você controla custos e faz auditorias sem complicações.

Entre em contato com a CL9 Tecnologias e descubra mais sobre a MinIO, ferramenta de storage de objetos, e como ela pode melhorar o armazenamento de dados da sua empresa!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9