A CDN, ou Rede de Entrega de Conteúdo em português, tem se mostrado um poderoso aliado dos sites e e-commerces que possuem muitos acessos.

Isso porque seus mecanismos complementam de forma extremamente eficiente os demais métodos de se prover serviços na internet.

A CDN pode atuar de duas formas básicas: clonando e servindo todo conteúdo estático do seu site a partir de uma fonte mais próxima do cliente, ou fazendo o mesmo com seu site inteiro.

É muito comum que desenvolvedores utilizem scripts, imagens e outros componentes a partir de fontes externas, as CDNs públicas.

Porém, se você implementar esse mecanismo junto a sua hospedagem própria os benefícios são mais garantidos.

O objetivo maior é trazer o conteúdo do seu site para perto do dispositivo que faz a requisição e baixar a latência e o tempo de resposta, fazendo sua página abrir mais rápido.

Por trás disso, está uma poderosa rede de algoritmos que consegue manter um site de vendas no ar durante uma Black Friday, por exemplo e ainda protegê-lo de ataques de negação de serviço.

A receita de distribuir os serviços é o tiro certo que os desenvolvedores e fornecedores de cloud utilizam para aplicativos de alto desempenho e a CDN consegue entregar isso ao seu site por mais simples que seja a arquitetura ou seus componentes, tudo de forma transparente e sem demandas adicionais de desenvolvimento pesado.

Se você quer saber por quais motivos deve usar uma CDN, continue lendo nosso post!

Aumento no tamanho médio das páginas web

Com o aumento de banda, é normal que os sites modernos entreguem conteúdos de maior qualidade e como consequência as páginas da web aumentaram muito de tamanho.

Por questões de logística digital na hora de entregar os conteúdos e redução de custos, foi preciso distribuí-los entre vários servidores, utilizando os mecanismos apropriados para uma entrega mais eficiente.

A CDN se encarrega de aliviar essa carga e ficar na frente do seu servidor, entregando o conteúdo pesado, mantendo esse dado mais próximo do usuário, economizando o poder de processamento e reduzindo o tráfego que sua hospedagem deve suportar.

A revolução mobile

O advento dos smartphones e tablets acabou por aumentar o tráfego e a quantidade de requisições que os servidores da web precisam atender.

Mais que isso, os dispositivos móveis são instrumentos de trabalho e geram bilhões em renda para seus usuários e prestadores de serviço.

O desafio que a popularização desses dispositivos trouxe foi o de entregar conteúdo com qualidade e baixo tempo de resposta.

Nesse mundo, milhões em vendas podem ser perdidas por conta de alguns milissegundos a mais na hora de finalizar uma compra.

Se seu servidor tem uma CDN na frente enviando conteúdos estáticos para os usuários que estão apenas dando uma olhadinha na vitrine, tenha certeza que seu desempenho será muito mais satisfatório na hora de processar uma venda.

Aumento na capacidade de tráfego

A largura de banda tem aumentado cada dia mais, ficando inviável para que um único servidor atenda tantos clientes com o tanto de informações que eles são capazes de baixar.

As CDNs, com seus mecanismos de cloud, podem facilmente distribuir tal carga, respondendo de forma eficiente e liberando novamente seus recursos para atender novas requisições.

Diminuição de custos

O caso típico de uso de CDNs é para redução de custos, pois, você não precisará de uma hospedagem cara e de altíssima performance para suportar as demandas do seu site que, provavelmente, variam dependendo de épocas do ano ou hora do dia.

Na prática, a CDN vai deixar você tranquilo para adiar upgrades de hospedagem e link.

Proteção contra DDoS e scripts maliciosos

Para se manter eficiente, a CDN utiliza de mecanismos próprios para detectar tráfego legítimo.

Junto a isso, por ser globalmente distribuída, possui capacidade para mitigar ataques de negação de serviço e seu site permanecerá sempre disponível.

Agora que você já sabe a importância de utilizar uma CDN para os websites, entre em contato com a CL9 Tecnologias e veja como é fácil adotar nossa CDN!

 

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9