Muito mais do que tendência, o omnichannel é uma estratégia fundamental para as empresas que buscam uma melhor performance e experiência ao cliente.

Através dela, é possível ter um foco maior na satisfação do cliente, bem como fazer com que a empresa entenda o comportamento e preferências desse.

Nesse sentido, esse artigo visa mostrar quais são os principais benefícios do omnichannel para o e-commerce. Continue lendo e confira!

O que é omnichannel?

O omnichannel é um termo que surgiu como uma evolução do multi-channel.

É muito claro que as empresas devem possuir múltiplos canais de interação com seus clientes.

Porém, a eficiência se mostra muito maior quando há a integração desses canais.

Essa integração é o que se define por omnichannel.

Quais são os principais benefícios do omnichannel para o e-commerce?

A integração de dados e plataformas permite extrair valores.

O mesmo acontece quando os canais de comunicação se conversam.

Essa convergência da experiência do consumidor com a marca acaba por gerar uma nova forma de se pensar em marketing.

Ainda que esse não seja um desafio novo, as possibilidades criadas com a tecnologia nos obriga a remodelar esse tipo de interações quase que diariamente.

Vejamos alguns pontos práticos:

Melhora na comunicação com o cliente

Com uma variedade de canais integrados, provavelmente se poderá ter acesso ao cliente a qualquer momento e em todo lugar.

Isso vale também para os clientes em potencial.

E o resultado é simples: quanto melhor a comunicação com os clientes, maior a chance de lucros.

O acesso facilitado aos clientes também traz maior visibilidade à empresa e sua marca.

Na era das redes sociais, isso significa um maior engajamento do público que pode atuar como um agente de marketing de baixíssimo custo e alto rendimento.

Processos mais rápidos

A integração dos canais de comunicação implica também no acesso às informações geradas pelas interações.

Assim, não só o lado do cliente estará integrado, mas o administrativo da empresa também acessará e cruzará informações em uma plataforma única.

Outro benefício dessa abordagem é a possibilidade de se agregar inteligência aos processos de negócio, absorvendo a eficácia dos canais integrados e tornando os fluxos de marketing e vendas que utilizam desses meios igualmente eficazes.

Coleta de dados

Um fluxo de trabalho inteligente se baseia em dados.

Todas as informações adquiridas nas interações com clientes podem e devem ser organizadas para que sejam gerados relatórios que apoiem a tomada de decisão.

Ao adotar-se a abordagem omnichannel, a extração e importação de dados para sistemas gerenciais se dá de forma mais simples.

Isso implica em redução de custos e processos mais eficientes.

Já na conquista de novos clientes, o omnichannel ajuda sua empresa a focar no público-alvo com maior assertividade, bem como contribui para o desenvolvendo de produtos e serviços mais atrativos.

Aumento nas vendas

Possuir as melhores formas de comunicação com clientes aumenta exponencialmente a probabilidade de sucesso e lucros.

Em consequência aos temas que citamos, é natural que haja o aumento nas vendas já que as otimizações também naturais aos processos de trabalho permitirão que a empresa entenda as necessidades do cliente e possa focar em atendê-las.

Conhecer o cliente e garantir a sua satisfação não só dá apoio à empresa na construção de seu portfólio de produtos e serviço, como abre a possibilidade de se utilizar novos canais de vendas mais eficazes.

Isso porque conhecendo o cliente, graças à melhor comunicação, conhece-se também seus hábitos e preferências.

A CL9 Tecnologias pode ajudar nesse sentido! Acesse nosso site e conheça nossos serviços e veja como podemos apoiar sua empresa na construção de um melhor relacionamento com seus clientes!

(Imagens: divulgação)


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