Muito se fala sobre as vantagens do cloud computing, mas, nem sempre, há um exemplo prático que as ilustre.

Os sistemas ERP são ótimos casos a se observar.

Primeiramente, para que a empresa tenha um ERP ela precisa de servidores.

Serviço de aplicação e banco de dados são a base de todo ERP moderno e para se ter algo confiável rodando localmente é necessário um alto investimento.

A questão principal é que muitas pequenas e médias empresas quase sempre assumem o risco e arcam com muitos prejuízos por conta de indisponibilidades recorrentes, isso no melhor dos mundos, pois, há situações de perda total do sistema e anos de dados que, muitas vezes, precisam ser mantidos por Lei.

Migrar o ERP para a nuvem erradica muitos riscos e traz inúmeras vantagens para a empresa. Nesse post, vamos apresentar algumas delas. Continue lendo e confira!

Por que migrar o sistema ERP para nuvem?

Obter os benefícios do cloud computing desde a base operacional da sua empresa, sem dúvida, é interessante, independentemente do tamanho da organização.

Sempre que alguma atividade vital para sua empresa funcionar não tiver relação com sua atividade fim, é hora de algumas mudanças.

Não é produtivo uma empresa com foco em venda de produtos ou serviços, por exemplo, precisar manter uma estrutura local de data center com profissionais capacitados e todos os custos agregados a essa situação.

Considerando o custo benefício dos serviços em nuvem, raríssimos casos podem justificar o esforço para adquirir ou sustentar um ambiente On Premise.

Quais são as principais vantagens?

O poder da nuvem é algo intrínseco em nosso dia a dia.

Mas, algumas vantagens são mais visíveis e fazem com que o empreendedor tome a decisão de migrar o sistema ERP para a nuvem.

Entre elas, podemos citar:

Sistema sempre disponível

A nuvem possui naturalmente a resiliência necessária para que seu sistema esteja sempre disponível.

Independentemente de qualquer fator local, como falta de energia elétrica, desastres naturais ou incidentes em geral, tendo acesso à internet seu sistema estará disponível.

Muitas causas de indisponibilidade estão associadas a falta de manutenção apropriada aos hardwares, bases de dados ou outros componentes do sistema.

Na nuvem, esses procedimentos são automatizados ou realizados por especialistas.

Diminuição de custos

O baixo custo pode até não ser a melhor das qualidades da nuvem, mas, sem dúvida, é uma das mais atrativas.

Considere que tudo que é contratado em cloud é pago sob demanda, portanto, seu custo é diretamente associado ao uso.

A aquisição de um data center e a contratação de profissionais para manter esse tipo de ambiente local, facilmente, alcança um valor inicial correspondente a vários anos do serviço em nuvem, com a diferença que em cloud você tem uma série de recursos.

Segurança

Um sistema ERP, quando hospedado em cloud, conta com uma série de mecanismos e estratégias de prevenção de falhas.

Isso inclui a conformidade com as melhores práticas de segurança e confiabilidade.

De forma nativa e sem demandar maiores configurações, a nuvem manterá seus bancos de dados replicados, backups com possibilidade de restauração em curto intervalo de tempo e recuperação de desastres.

Dentre os vários paradigmas da segurança da informação, a nuvem tem um design estratégico para ser a prova de tudo que puder tornar seu ERP indisponível.

Portanto, a não ser que você mesmo apague toda sua infraestrutura e cancele sua contratação, seus dados estão seguros e podem ser recuperados, mesmo nos casos que aconteçam os piores incidentes.

Suporte

O suporte especializado garante, desde a implementação do seu ERP, que tudo esteja em conformidade.

Isso significa que durante todo o ciclo de vida do sistema, tudo será configurado e instalado dentro das melhores práticas e por especialistas.

Os raros incidentes que venham acontecer serão mitigados em tempo hábil, na maioria das vezes sem indisponibilidade, graças às medidas de contingência que também fazem parte da nuvem de forma intrínseca.

A qualidade do suporte amplia ainda mais o custo benefício. Dependendo do seu negócio, pode haver demandas 24×7 e a nuvem também está pronta para esse tipo de situação.

Agora que você já sabe todas as vantagens, entre em contato com a CL9 Tecnologias, conheça e se surpreenda com a nossa solução de ERP em nuvem!

 

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9