Falar de segurança na era da informação é tão vital para o negócio quanto a própria atividade em si.

Isso porque como praticamente tudo se encontra em meios digitais, assegurar as informações de uma empresa é prioridade máxima, uma vez que qualquer incidente de vazamento ou perda desses dados pode implicar em consequências graves.

O cloud, por atuar como um facilitador na digitalização de um negócio, precisa desenvolver constantemente seus recursos de segurança para manter o equilíbrio do eixo segurança-comodidade.

Nesse artigo vamos mostrar por quais motivos e como isso deve acontecer. Continue lendo e confira!

Por que a segurança no cloud deve ser uma prioridade da minha empresa?

Pelo fato da nuvem ser acessada através de protocolos de rede e internet, é importante que sejam utilizados os devidos recursos para manter o tráfego seguro nesses meios.

Como já citado, existe um eixo de atributos opostos. A segurança, por exemplo, está em um extremo e a comodidade em outro.

Em resumo: quanto mais seguro você estiver, menos cômoda será a utilização de recursos e vice-versa.

O cloud entra no contexto da era da informação como um facilitador, portanto, foi necessário desenvolver mecanismos e ferramentas que tornassem esse ambiente seguro.

O problema é que muitas empresas migram para nuvem e não utilizam esses recursos adequadamente, assumindo riscos e, muitas vezes, pagando caro por isso.

Quais os principais riscos?

A segurança abrange aspectos de:

  • disponibilidade,
  • confidencialidade,
  • integridade,
  • não repúdio.

Com isso em mente, vejamos os principais riscos a sua segurança:

Violação de dados

Quando dados de uma empresa ou indivíduo são violados, significa que houve um incidente que os tornou indisponível por falta de integridade ou ainda houve exposição a quem não deveria ter acesso a essas informações.

Em ambientes que utilizam redes e internet para trafegar, é necessário utilizar mecanismos que façam a criptografia do tráfego e mantenham controles de acesso rígidos.

Sem isso, comunicações podem ser interceptadas, comprometendo a integridade dos dados transmitidos e podendo ocorrer vazamentos.

Compliance com regulamentação

Dependendo do ramo de atuação de uma empresa, podem existir regulamentações a cumprir.

É muito importante estar atento a quais regras devem ser obedecidas com base na região escolhida e saber quais tipos de dados seus sistemas manipulam.

Um bom exemplo é a Lei Geral de Proteção de Dados que já é uma realidade a nível internacional e implica em graves consequências a quem não as cumpre.

Acesso aos documentos confidenciais da empresa

Quando não se utiliza mecanismos apropriados de isolamento e acessos às redes de servidores na nuvem, acaba-se assumindo um risco de dar acesso aos dados confidenciais às pessoas indevidas, tanto internas quanto externas à empresa.

Esse risco é causado tanto na camada de redes e servidores, quanto na aplicação que mantém esses dados.

É importante analisar que pontos de uma aplicação são vulneráveis e mitigar tais vulnerabilidades antes de qualquer incidente.

Sequestro de conta

Pelo fato do cloud ser gerenciável de forma extremamente simples e prática, geralmente através de um painel unificado, é importante utilizar mecanismos avançados de autenticação para evitar que pessoas mal intencionadas tenham acesso total a sua plataforma.

Senhas fracas, utilização de sistemas infectados por spywares e o compartilhamento de credenciais administrativas entre usuários são algumas das principais causas de sequestro de contas.

Como aprimorar a segurança no cloud?

Segurança é um tópico que exige trabalho constante e melhoria contínua.

Ao escolher um provedor de cloud, verifique sempre se são oferecidos mecanismos de segurança de acordo com sua atividade comercial e região de atuação.

Outro fator importante é poder contar com uma consultoria especializada para verificar seu ambiente e realizar os procedimentos adequados para assegurá-lo, se possível, antes e durante a migração para nuvem.

Entre os trabalhos realizados pela consultoria em relação a sua infraestrutura, há também o estabelecimento de rotinas de backup e tratativas específicas para cada uma de suas aplicações.

Conheça as soluções de cloud computing da CL9 Tecnologias. Cuidamos da sua infraestrutura cloud para que você possa focar no que realmente importa, o seu negócio!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9