O cloud computing surgiu para tornar o acesso à tecnologia de ponta algo fácil, prático e com ótimo custo benefício.

Isso acontece porque são utilizados mecanismos que otimizam recursos computacionais de tal forma que esses mesmos recursos podem ser compartilhados entre milhares de pessoas ao mesmo tempo em um modelo self service.

Nesse post vamos mostrar como esse contexto se aplica aos pequenos negócios, continue lendo e confira!

Conheça os principais benefícios do cloud computing para pequenos negócios

Pequenas empresas possuem orçamento extremamente limitado.

Apesar de hoje em dia tudo estar vinculado à tecnologia e essa ser uma prioridade na maioria dos casos, é possível direcionar investimentos para capacitar melhor seus colabores para trabalharem mais adequadamente com a tecnologia disponível em vez de gastar montantes absurdos com estruturas e profissionais que não são da sua área de atuação.

Até mesmo empresas de tecnologia preferem utilizar o cloud para vender seus serviços a terceiros.

Vejamos porque isso acontece e como você pode se beneficiar:

Maior flexibilidade

Você já deve ter ouvido ou lido por aí que a nuvem é elástica, isso é uma forma de dizer que o cloud computing se adéqua às necessidades do seu negócio e isso pode ocorrer de várias maneiras.

É possível expandir e reduzir recursos computacionais com muita facilidade. Isso evita desperdício e ajuda muito na redução de custos.

Trabalhar com serviços em cloud também remove qualquer barreira física para os colaboradores.

Basta ter conexão com a internet e qualquer trabalho pode ser feito.

Escalabilidade

A forma mais comum com que esse atributo da nuvem se apresenta é quando o sistema da sua empresa necessita de mais recursos de processamento ou armazenamento do que era preciso inicialmente.

Na nuvem, expandir recursos é uma tarefa extremamente simples, que pode ser feita com alguns cliques ou até mesmo de forma automatizada.

Existem produtos onde isso nem sequer é uma preocupação.

Geralmente eles ocorrem em produtos de storage, onde você simplesmente utiliza e paga pelo espaço consumido.

Isso também pode ser feito da forma inversa, onde seu sistema não necessita de tantos recursos em determinados dias ou horários e, portanto, você escala para baixo a quantidade de poder de processamento contratado.

Consequentemente, você paga somente o que consumir.

Baixo investimento

O custo de aquisição de uma infraestrutura de TI pode até mesmo inviabilizar um negócio.

Muitas empresas acabam assumindo riscos absurdamente altos ao ignorar boas práticas de TI e montar uma infraestrutura inadequada para seus sistemas.

Com isso, podemos chegar em um ponto interessante.

A partir do momento que a empresa pode ter acesso a ferramentas melhores com um custo inferior, percebemos que existe um grande diferencial de negócio para empresas que utilizam cloud computing.

Segurança de dados

Cloud providers só sobrevivem se oferecerem serviços certificados em relação à segurança dos dados que estarão em seus servidores.

Na nuvem você conta com uma infraestrutura de alto nível que é suportada por especialistas de muitas áreas.

Exigências de legislação e compliance com normas e boas práticas geralmente são entregues por padrão em qualquer serviço de cloud.

Pelo fato da infraestrutura ser composta de múltiplos data centers espalhados em várias regiões do planeta, seus dados estarão protegidos contra desastres naturais e também de falha humana, afinal praticamente tudo é automatizado.

Conheça as soluções de cloud computing da CL9 Tecnologias. Acesse agora mesmo nosso site e veja como podemos alavancar seus negócios!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9