Profissionais de segurança de TI costumam exemplificar que segurança e comodidade podem ser grandes opostos e, por isso, estão indicando o uso de VPN durante o home office.

Trabalhar no conforto de casa exige alguns cuidados, afinal, você está lidando com serviços e informações da empresa e isso certamente não é algo a ser vazado.

Para esses casos, utilizar VPN é perfeito para conciliar a comodidade de estar trabalhando de qualquer lugar do mundo mantendo a segurança na comunicação com a empresa.

Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre como aumentar a segurança do home office!

O que é VPN?

Uma Virtual Private Network, ou rede virtual privada, é uma tecnologia que cria um tunelamento protegido por onde passarão os dados entre seu computador e sua empresa através da internet.

É como se um cabo virtual fosse lançado entre sua casa de a rede da empresa.

A partir do momento em que a conexão VPN é estabelecida, sua experiência passa a ser como se estivesse com o computador conectado fisicamente dentro da empresa, podendo acessar serviços e aplicações internas as quais você tem autorização.

Como uma VPN funciona?

Trata-se de um recurso que depende de um servidor local, nesse caso que ficará na empresa, e o cliente VPN que é instalado no seu computador.

Com isso, você seleciona no cliente VPN qual rede deseja se conectar.

Uma conexão deve ser configurada de acordo com as especificações criadas no servidor.

Por ser um recurso que utiliza chaves criptográficas, provavelmente você vai precisar informar os certificados para o programa cliente.

No momento da conexão, normalmente, você também deverá informar um usuário e senha para autenticação.

Se tudo estiver correto, em alguns segundos você estará conectado à rede da empresa.

Esteja atento ao fato de que ao estar conectado, até mesmo seu acesso à internet será pela rede da empresa, ou seja, você estará sujeito às mesmas regras de navegação e provavelmente estará sendo monitorado.

Quem deve utilizar VPN?

Sempre que há necessidade de utilizar um caminho seguro até algum serviço ou dado, recomenda-se a VPN.

Comumente a VPN é utilizada para interligar filiais de empresas, porém com o home office, a integração de colaboradores ficou popularizada utilizando este recurso.

Há ainda pessoas que utilizam esse tipo de rede para se conectar a serviços indisponíveis em sua região, apesar de não ser uma prática muito segura a se fazer.

Isso se dá porque em muitos casos os serviços gratuitos têm condutas duvidosas, deixando seu computador vulnerável.

Quais são as melhores soluções de VPN?

A escolha de uma VPN vai envolver o time de rede e segurança da empresa.

Serão considerados os protocolos utilizados e o nível de segurança entregue.

Os mais comuns são:

Existem também muitas soluções e implementações pagas de grandes players do mercado de telecomunicações, como:

  • OpenVPN,
  • Cisco,
  • Citrix,
  • SonicWall,
  • VMware.

Entre outros critérios, necessidades de conexão de dispositivos mobile e validação avançada do sistema do cliente podem ser essenciais para escolha.

Para escolher a melhor solução de VPN é necessário levar em consideração ainda as necessidades da empresa, assim como suas especificações.

Se você precisa de ajuda para escolher a melhor solução, entre em contato com a CL9 Tecnologias! Nós somos especialistas em implantação e configuração de VPNs e, com certeza, temos o que você precisa!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9