O cloud computing trouxe uma série de paradigmas novos que tornam a tecnologia de ponta muito mais acessível para pequenos negócios.

Isso graças a sua escalabilidade e elasticidade que juntas entregam o custo-benefício incrível que viabiliza seu uso.

A não ser que sua empresa tenha uma base de dados de proporções tão grandes que demandem total controle sobre esses recursos, é muito provável que manter boas práticas em relação aos bancos de dados seja inviável.

Falando especificamente de bancos de dados, os custos podem sair totalmente da realidade de empresas cuja atividade fim não é de fato gerenciar ou vender esse tipo de serviço.

Vejamos então como a computação em nuvem resolve essa demanda!

O que é banco de dados como serviço?

Pelos departamentos de TI mundo afora fala-se muito que TUDO será “as a service”.

O DBaAS é, sem dúvida, um dos mais atrativos, afinal, manter uma base de dados da forma correta é extremamente caro.

O banco de dados nessa modalidade passa a ser apenas consumido. Toda a parte de licenciamento, hardware, segurança, backups e outros itens que costumam causar calvície precoce em profissionais de TI ficam a cargo do provedor.

Sua empresa apenas contrata um serviço que provisiona uma base de dados de acordo com os parâmetros que sua aplicação necessita e pronto. Conecte-se ao banco, insira registros, faça consultas.

Além do banco de dados em si, é praxe que um bom provedor forneça no pacote boas ferramentas de monitoramento e observability.

Esse tipo de ferramenta apoia muitas atividades de melhoria da qualidade de aplicações e também costuma ter um preço e uma manutenção custosa.

Quais são os benefícios do banco de dados como serviço?

Há muitos benefícios em usar o banco de dados como serviço, mas entre os principais podemos citar:

Diminuição de custos

Reduzir custos geralmente é a motivação número um das empresas. O custo de aquisição de hardware, data center, energia elétrica e recursos humanos para gerenciar tudo isso é eliminado logo de primeira.

Além disso, ainda existem custos de licenciamento do SGDB que na maioria das vezes estão atrelados à capacidade de processamento do hardware.

Muitas vezes as modalidades de licenciamento agregam recursos adicionais ao banco de dados que em vários casos nunca serão utilizados, porém, refletem no custo final.

O DBaAs abstrai todos estes custos em valores pagos sob demanda ou contrato fixo.

Escalabilidade

O banco de dados como serviço é fornecido em uma estrutura que se adapta à demanda específica da sua base de dados. Você também pode determinar capacidades fixas e alterar tudo manualmente se preferir.

Estrutura com alta elasticidade

Assim como as capacidades da sua base de dados podem ser ampliadas com facilidade, da mesma forma poderão ser reduzidas caso tanto poder de processamento não seja mais necessário.

Essa capacidade reflete diretamente no seu custo final.

Por exemplo, sua base de dados pode ser otimizada em horários de picos e adotar um estado de desempenho mínimo em horários de pouco acesso.

Otimização de processos

O provedor do serviço de banco de dados deixará a sua disposição uma infraestrutura em plena conformidade com as melhores práticas de mercado.

Isso significa que todos os processos de trabalho necessários para manter sua base de dados estável e disponível serão transparentes à sua equipe.

Repare que o importante aqui é garantir que sua equipe foque no que realmente importa, o seu negócio e seus dados. Todo o resto fica a cargo dos especialistas do seu provedor.

Siga o blog da CL9 Tecnologias e acompanhe mais artigos desse tipo!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9