Cloud computing já é uma realidade, porém, se sua infraestrutura não nasceu na nuvem, existem alguns caminhos a trilhar para que sua experiência seja satisfatória e sua organização possa usufruir de tudo que a nuvem pode oferecer.

Esse é o objetivo desse post! Mostrar quais são os passos que sua empresa precisa trilhar para se modernizar. Continue lendo e confira!

Cinco passos para fazer uma boa jornada para a nuvem

Qualquer mudança se mostra uma grande oportunidade de reavaliar o cenário e implantar melhorias.

A jornada para nuvem traz novos paradigmas e ferramentas que possibilitam maior eficácia no uso de recursos computacionais.

Isso significa literalmente entregar a melhor experiência para seus colaboradores e clientes com baixo custo financeiro e operacional.

Para isso, alguns pontos precisam ser cuidados:

Avalie a sua situação atual

Conhecer seu ambiente é vital para que imprevistos não ocorram. Antes de tudo, saiba quanto seu ambiente onera sua infraestrutura, medindo tráfegos, poder de processamento e armazenamento consumido, e em que circunstâncias seu ambiente é mais requerido.

Uma das formas é obtendo essas métricas em horários de pico ou em períodos que demandam processamento de lotes de informação, como nos dias em que você processa o balanço mensal, por exemplo, ou durante uma promoção, quando seus produtos tendem a ser mais buscados.

O importante aqui é saber a dimensão dos seus sistemas e seu custo.

Crie um planejamento

Nesse momento, é a hora de verificar o que precisa ser melhorado, adequado ou até mesmo refeito do zero para que seja migrado para a nuvem.

Com essas informações, trace os planos individuais para cada sistema, ainda que superficiais, para que os objetivos estejam mais claros durante a análise técnica.

Faça uma análise técnica e financeira do projeto

Com o planejamento expondo seus objetivos e expectativas para cada sistema, inicie a análise com a equipe técnica para levantar o custo disso em recursos humanos e financeiramente.

Neste momento é interessante já estar sendo assessorado por um parceiro com expertise no cloud provider ou solução em nuvem almejada.

Encontre um bom parceiro

Um bom parceiro é aquele que possui a experiência e o know-how para te guiar nessa jornada sem cometer erros comuns no percurso. Você será apoiado por vários profissionais das mais distintas áreas de conhecimento aplicados ao cloud computing.

Dessa forma, além de adequar mais rapidamente seus sistemas, você estará ciente de como utilizar os recursos do seu cloud provider da melhor forma e com o menor custo, tornando o processo ainda mais vantajoso financeiramente e também mais ágil.

Outro ponto importante de todo esse processo é a capacitação de suas equipes internas para atuar no novo cenário.

Faça a migração

 

Agora você já terá seus objetivos bem claros e pode dar o start na migração das cargas de trabalho.

Se a sua jornada for consistente e bem realizada, esta etapa tende a ter um impacto mínimo para seu negócio, sendo até mesmo transparente em alguns cenários ainda que complexos.

Mas ainda não é o fim, na verdade, você sempre encontrará formas de melhorar seus fluxos de trabalho com as novas ferramentas de cloud computing que surgem diariamente. Não hesite em buscar estar sempre em processo de melhoria contínua.

Quer saber mais sobre soluções de cloud computing com os melhores especialistas no assunto?

Entre em contato com a CL9 Tecnologias, nós temos a solução perfeita para que sua jornada para nuvem seja um sucesso!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9