A computação em nuvem chegou para resolver inúmeros problemas de despesa de infraestrutura, oferecendo qualidade de serviço com baixo custo. Além dessa vantagem, o cloud server traz muitas outras.

Ficou curioso? Continue lendo nosso post e veja os benefícios de utilizar um servidor na nuvem!

O que é cloud server?

Cloud server é um servidor que é contratado em um provedor de cloud.

Produtos de cloud, geralmente, referenciam seus recursos como serviços, como, por exemplo:

  • IaaS,
  • PaaS,
  • SaaS,
  • entre outros.

Por isso, seu cloud server não necessariamente precisa ser um servidor convencional, mas, sim, uma máquina virtual ou uma plataforma de hospedagem completa para seu aplicativo.

Na definição prática, em qualquer cloud server você conta com recursos computacionais, como disco, memória ram, capacidade de processamento e conectividade.

Além dos recursos que são um padrão, ainda pode-se utilizar diversos sistemas operacionais ou, até mesmo, contratar um servidor já pré configurado.

Quais as vantagens do cloud server?

A nuvem tem como uma de suas premissas, ser escalável.

Isso significa que seus recursos podem ser ampliados ou reduzidos de acordo com a necessidade. A arquitetura da nuvem permite que seus recursos estejam em constante ampliação.

A facilidade de uso também é uma característica presente em todo bom cloud.

Por ser uma infraestrutura espalhada ao nível global, traz consigo outros atributos extremamente vantajosos, principalmente quando traçada uma relação custo-benefício.

Vejamos alguns pontos que ilustram isso:

Armazenamento ilimitado

A arquitetura da nuvem a torna ilimitada em sua capacidade de armazenar dados.

Tais recursos estão disponíveis a apenas alguns cliques e ainda entregam segurança independentemente da quantidade de dados que sua empresa precise armazenar.

Estabilidade

Por possuir vários data-centers, a nuvem entrega capacidades de contingenciamento e resiliência que vão garantir que seu serviço esteja sempre disponível.

Na era da informação, a estabilidade é um fator crítico de sucesso e a nuvem foi pensada para entregar serviços extremamente estáveis.

Acesso remoto

Ao contratar um cloud server, você poderá acessá-lo remotamente de forma segura e de qualquer lugar do mundo, bastando ter acesso à internet.

Independentemente da hora ou local, seu servidor estará sempre acessível para que você possa administrá-lo.

Redução de custos

A função de um servidor, em termos gerais, sempre é crítica, por isso, é necessário adquirir um hardware adequado e instalações físicas igualmente adequadas.

Também é necessário um time multidisciplinar para manter esse tipo de recurso e suas dependências, e isso é extremamente caro.

Ao utilizar a nuvem, sua empresa transfere essa responsabilidade para o cloud provider.

Assim, tudo que você precisa fazer é usufruir do serviço em si, sem se preocupar com custos de aquisição, contratação ou folha de pagamento de profissionais altamente capacitados.

Essa redução de custo é possível porque os cloud providers são especialistas em tecnologia e seus profissionais são capazes de automatizar a maioria das tarefas necessárias para manter a infraestrutura, consequentemente, o gasto disso é distribuído entre os milhares de clientes que esses profissionais atendem com essa dinâmica.

Ficou interessado em implementar na sua empresa? Entre em contato com a CL9 Tecnologias e saiba mais sobre nossos cloud servers. Temos a solução certa para você poder focar no que realmente importa, o seu negócio!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9