Muitas empresas estão trabalhando de forma conjunta para encontrar soluções para diminuir o impacto e auxiliar no combate da COVID-19.

Entre uma das tecnologias que mais apresenta benefícios para os seus usuários está o cloud computing, que oferece serviços mais rápidos, personalizados e ideais para o momento da pandemia.

Continue lendo e confira como a tecnologia do cloud computing está auxiliando o combate da COVID-19!

Como a tecnologia está auxiliando o combate da COVID-19?

Veja quais são as soluções de cloud computing que estão auxiliando no combate da COVID-19!

Pesquisa e desenvolvimento de vacinas e tratamentos

Grandes empresas de tecnologias estão doando dinheiro e sua infraestrutura para auxiliar na pesquisa e desenvolvimento de vacinas e tratamentos, como foi o caso da Intel, que doou US$ 40 milhões.

Esse dinheiro foi investido em um projeto que a empresa chamou Iniciativa de Resposta, Prontidão e Aprendizado Online, e consiste na entrega de tecnologias para centros que estão trabalhando para o desenvolvimento da vacina.

Dessa forma, os pesquisadores podem acelerar as suas pesquisas utilizando infraestrutura de cloud computing e computação de alto desempenho, assim como inteligência artificial.

A Intel também prevê que o uso de tecnologia seja utilizada para auxiliar o tratamento dos pacientes nos hospitais, facilitando o trabalho dos profissionais da área de saúde.

O Google Cloud também conta com soluções que auxiliaram pesquisadores em suas descobertas, provendo as tecnologias para que as pesquisas fossem desenvolvidas.

Não poderíamos deixar de citar outras empresas que estão tendo um papel fundamental também, como a Nvidia, que disponibiliza softwares de inteligência artificial para fábricas, lojas e hospitais aumentarem os seus níveis de processamento.

Projetos de educação online

Os projetos de educação online também estão sendo fortalecidos pelo cloud computing e recebendo muito investimento de grandes empresas.

Ainda no projeto da Intel, ele prevê o uso de uma parte da verba para auxiliar ONGs envolvidas com educação e alunos de escolas públicas, que não têm acesso às condições necessárias para estudar de forma remota.

Além do apoio a esse tipo de tecnologia, podemos afirmar que o cloud computing está cada vez mais explorado, tanto dentro do contexto de home office quanto para a educação.

Diversas tecnologias para disponibilizar aulas online, ensino síncrono ou híbrido usam o cloud computing para processar com agilidade os dados e fornecer a melhor experiência para o usuário e para os professores.

Prevenção de novos surtos

A prevenção de novos surtos futuros de Coronavírus também é uma das preocupações mundiais.

Para isso, alguns países estão utilizando tecnologias para monitorar os seus cidadãos e encontrar aqueles que estiveram em contato com um paciente.

Através de inteligência artificial e big data, é possível detectar possíveis contaminados e controlá-los antes de causar um novo surto dentro de um país que está com os casos controlados.

Transferência e compartilhamento de dados

Para auxiliar o estudo e acompanhamento da situação, grandes empresas estão fornecendo tecnologias que permitam o compartilhamento de dados de forma rápida e eficiente para o combate da COVID-19.

O Google, por exemplo, criou o Cloud Healthcare API, que tem seu funcionamento através de cloud computing e machine learning, para auxiliar da divulgação rápida de dados e novas informações relevantes para os colaboradores da área da saúde.

E não foi só o Google que contribuiu!

A Oracle doou ao MCTIC, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a capacidade de processamento de supercomputadores em nuvem, potencializando todas as pesquisas.

Soluções de trabalho remoto

O trabalho remoto se tornou realidade para muitos profissionais em todo o mundo e, como consequência, houve um grande aumento na procura por ferramentas de compartilhamento de dados e reuniões online.

A Microsoft, por exemplo, teve um aumento de 775% na demanda dos seus serviços na nuvem e precisou adequar o seu funcionamento.

O Google promoveu uma versão gratuita do Hangouts Meet para facilitar reuniões, sejam elas de lazer, trabalho ou estudos.

Momentos difíceis como esse mostram como a tecnologia é importante para diversas áreas e pode auxiliar diferentes pessoas.

Não deixe de compartilhar este post com os seus colegas para que eles saibam mais sobre como o cloud computing está auxiliando o combate da COVID-19!

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9