O mundo foi literalmente forçado a uma transformação digital brusca.

Essa transformação já estava em andamento, porém o plano era uma adaptação gradativa, afinal, toda mudança traz impactos.

Claro que não gostaríamos de perder milhares de vidas, porém a humanidade passou a enxergar a necessidade de reinventar a forma com que a vida e a relação entre as pessoas acontece tanto no trabalho quanto no âmbito particular.

Continue lendo esse post e conheça as novas tendências de tecnologias de TI pós COVID-19.

Quais são as novas tendências de tecnologias de TI?

Novas pandemias com certeza virão, infelizmente isso é um fato.

A diferença é que em uma próxima ocasião estaremos muito mais preparados para lidar com esse tipo de situação sem que a economia seja destroçada e tantas pessoas morram ou passem necessidade.

Não entenda errado, o acesso aos medicamentos, alimentos, trabalho e muitas outras coisas que são parte de nossas rotinas precisam ser mantidos de forma segura para que medidas preventivas às novas doenças sejam eficazes, independentemente da condição social ou do tipo de atuação profissional de qualquer pessoa.

Vejamos como isso tende a acontecer:

Cibersegurança

Manipular dinheiro nunca foi algo considerado higiênico e a higiene, é sem dúvida, uma das melhores maneiras de se conter contaminações.

Nesse contexto, os meios digitais de pagamento serão algo essencial.

Apesar de boa parte da população já ter adotado esse tipo de meio de pagamento, outra grande parcela nem sequer tem acesso a uma conta bancária.

Para que esses serviços atinjam e beneficiem o maior número de pessoas, é necessário muito cuidado com a cibersegurança durante estas transações.

Muitos avanços estão sendo alcançados para prevenção de fraudes e atividades ilícitas, mas boa parte da segurança em transações está vinculada ao lado cultural.

Nos próximos anos a população se adaptará ao novo modelo que passará a atuar como um agente mantenedor da confiabilidade dos meios digitais de transações e pagamentos.

Robôs e drones

A robótica aliada aos drones e outros sistemas autônomos tem se mostrado extremamente eficiente em várias áreas da sociedade.

Essas tecnologias já estavam sendo amplamente utilizadas em atividades repetitivas ou insalubres, trazendo mais qualidade de vida e reduzindo custos de produção.

Vemos agora a ampliação do escopo de atuação desses sistemas. Muito provavelmente suas compras chegarão mais rápido até você e de forma muito mais segura em um contexto como o atual.

A tendência é que a robotização ou sistemas autônomos ocorra em todo o ciclo produtivo, desde a produção de alimentos, commodities e produtos industrializados, até sua embalagem e entrega ao consumidor.

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

O surgimento do cloud computing trouxe a capacidade computacional a escalas praticamente infinitas  de recursos.

A evolução constante dessas tecnologias trará mais confiabilidade e agilidade em sistemas.

Isso é considerado como tendência, pois é uma necessidade real para suportar as enormes demandas de comunicação e troca de dados entre sistemas e pessoas através de computadores e dispositivos móveis.

Ao mesmo tempo que a tecnologia se torna mais confiável, obrigatoriamente ela inova para trazer mais benefícios a um custo acessível a todos.

Inteligência artificial

Apesar de não ser algo tão novo, empresas e governos perceberam que problemas muito difíceis para humanos são facilmente solucionados através da inteligência artificial, portanto essa área é uma das que seguramente receberá mais investimentos e consequentemente evoluirá nos próximos anos.

Assim como a robótica, e muitas vezes em conjunto com ela, essa tecnologia pode atuar em qualquer área de conhecimento, proporcionando avanços científicos importantíssimos para encontrar cura de doenças e até mesmo evitar que novas epidemias aconteçam.

Outro fator que força o uso da inteligência artificial é a quantidade de dados disponíveis para tratamento atualmente.

Humanamente é impossível reconhecer padrões e extrair informações úteis de tantas fontes de dados que temos disponíveis hoje.

Rede 5G

Essa, sem dúvida, é a tecnologia com o maior potencial para quebrar distâncias e democratizar o acesso à informação, levando internet às regiões distantes com qualidade e alta velocidade.

Apesar de ainda ter um custo alto, o 5G será crucial para conectar dispositivos de IoT e integrá-los a outras tecnologias, principalmente inteligência artificial.

Se você gostou desse assunto, leia mais em nosso blog sobre Como preparar a equipe de TI para o pós COVID-19?

(Imagens: divulgação)


  • Share:
Contato via Site CL9